O que achamos do MAAT, em Lisboa.

by | 23/08/18

São poucas as oportunidades que temos de visitar pessoalmente obras que realmente nos impactam, onde a sensação de estar fisicamente no local é bem diferente de olha-las através de fotos e sites de arquitetura. É pensando nisso que resolvemos escrever sobre os projetos que tivemos a possibilidade de visitar e conta as impressões e sensações que tivemos de uma maneira mais pessoal.

Pensando ultimamente sobre isso, uma das obras que mais gostamos de visitar foi o MAAT, museu de arte, arquitetura e tecnologia em Lisboa. Projetado pelo escritório Al_A da arquiteta britânica Amanda Levete o novo museu é uma das peças centrais da fundação EDP.

Chegamos ao museu pela icônica fachada sul, voltada para o rio Tejo, no fim da tarde e por coincidência, foi o melhor horário para visitar o museu, pois conseguimos visualizar o efeito luminoso causado pelas angulações da fachada junto com o mosaico cerâmico reflexivo conforme o sol se movimenta, a água do rio reflete no revestimento da fachada e com o passar tempo a fachada do museu vai apresentando novas cores correspondendo ao momento e ao clima atual.

A edificação também se destaca por ser uma conexão direta entre a rio e a cidade através da sua cobertura, servindo como conexão física e visual, pois liga diretamente com a rua da fachada norte com a beira do rio e serve como mirante para a belíssima paisagem.

O interior do museu é um contraponto a organização convencional dos museus onde os visitantes são convidados a descer por uma rampa que contorna grande salão oval que serve como uma extensão do ambiente público, sendo utilizada para eventos, exibições e atividades diversas, além de servir como ligação para as demais salas mais privativas. As exibições do museu criticam, provocam debate e o pensamento crítico sobre temas atuais da sociedade.

Com certeza as sutilezas e conceitos aplicados nesse projeto foram de grande aprendizado para nossa produção atual, pois é um projeto que compreende vários dos pontos que consideramos imprescindíveis em projetos arquitetônicos. Um projeto que tira partido do clima e do ambiente natural do seu entorno, conecta-se com a cidade e a sociedade sem esquecer de sua função que é de promover a cultura e a reflexão sobre temas atuais da contemporaneidade.

Veja também

M M R A   A R Q U I T E T U R A   +   3 D   S T U D I O

Rua Três de Maio, 1050, sala 401 - Centro - Pelotas / RS
+55 53 98131.4107 / 53 98115.7655
contato@mmra.com.br

M M R A 

Rua Três de Maio, 1050, sala 401
Centro - Pelotas / RS
+55 53 98131.4107 / 53 98115.7655
contato@mmra.com.br